domingo, 5 de junho de 2011

Para Meus Filhos Lerem

The Life How It Is

Por vezes já li muitas coisas, já vivi muitos fatos, já vi acontecerem muitas coisas, muita gente já me fez feliz assim como decepcionou. Quando fui criança acreditei no que passava na televisão, e sempre achei que os finais seriam felizes não importa o que acontecesse. Fui despreparado para o mundo. Cantaram coisas boas como sonhos de verão, onde o pássaros assoviavam e pessoas sorriam com a bela vida, tudo em sincronia tudo belo. A alegria brotava em mim com o calor que a criação me dava. Lindo, mas imprudente. Ou talvez apenas uma tentativa de burlar o mundo e fazer com que tenhamos lembranças boas. Bom, por vezes vi declarações, juras de amor, promessas e pessoas se comprometendo umas com as outras. Por vezes vi tudo isso cair por terra. De longe eu via a vida como ela realmente era, e não como contavam os livros e a escola ensinava. Nós somos seres cruéis que se adaptam rapidamente as novas realidades que nós mesmos nos impusemos. O tempo mata sua inocência e o mundo inteiro destrói seus sonhos. Alcançar o almejado já não é tão simples como parecia ser há anos atrás, pois hoje as coisas parecem ser mais complexas e confusas. Os caminhos são os mesmos, as pessoas também, a única coisa que mudou foi você.
Vejo os mais novos cantarem a felicidade e até acharem que são espertos diante do mundo, mas mal sabem eles que os mais velhos riem de seus atos infundados porque um dia no passado também já o fizeram. Respeite os mais velhos, aprenda com eles e não insista nos erros deles. Não jure o que vai morrer antes de você, não faça promessas que duram apenas uma semana. Tente enxergar o mundo dos que vivem ao seu lado. O eterno pode ser um segundo, um momento, mas não pode ser esquecido nem desvalorizado. Guarde-o consigo onde for. Tente ser sincero, mas não exagere, pois você poderá ser verdadeiro demais e a verdade machuca as pessoas. Tente não machucar as pessoas, você não irá conseguir, entretanto dê seu máximo nisso. Ou não faça nada do que falo, criei e tire suas próprias conclusões, mas se ver que eu estava certo, aguente quando falar "eu te avisei".
Por vezes eu não me importei, por vezes quis sumir desse mundo que cada vez menos merece os bons de coração. Por vezes tentei ser sociável, pois não tenho motivos para não lhe oferecer o meu melhor (talvez você precise e nem saiba). Por diversas vezes me peguei pensando e me importando com pessoas que fazem pouco caso para o mundo ao seu redor. Já tive noites em claro, e ninguém nunca soube disso, e se soubesse não faria diferença também. Aprenda: as pessoas não se importam com as coisas como você se importa; não tente mudá-las.
Não se importe com o mundo, ele não se importa contigo. Meu filho, não espere que as coisas caiam do céu, não acredite que tudo vai melhorar, faça por onde ou senão nunca sairá do lugar. Saiba perdoar, mas não seja usado. Filho, não acredite em asneiras e pense sempre antes de concordar, antes de agir, a maioria das pessoas só consegue ver o seu umbigo e provavelmente não vão lhe ajudar quando estiveres em maus lençóis. E uma última coisa: Não acredite no que as pessoas lhe falarem, o que a boca diz não é o que passa no coração, não é o que elas realmente querem e sim o que pensam que querem. Nunca dê à alguém o que ela quer, pois mesmo que tenhas tudo o que a pessoa precisa, ela vai ignorar isso e procurar em outros alguéns coisas que jamais vai achar. Seja você mesmo, para você mesmo, não para os outros.
Por vezes eu me decepcionei com mundo, sonhando que ele era algo que nunca será...

Um comentário:

die Kunst zu gewinnen disse...

Lembra um dos textos de Shakespeare...